Entrevista
elaborada pelas alunas do Trio A: Mônica Santana, Michele Sousa e Ana Lúcia no
dia 27/04/2012 em uma instituição pública do município de Nova Iguaçu.
OBSERVAÇÃO: Os dados referentes ao
nome do supervisor e da escola foram ocultados a pedido da supervisora escolar.
1) Em sua opinião, quais as atribuições do supervisor
escolar?
R: O supervisor escolar tem como atribuições: coordenar e
participar dos Conselhos escolares, planejar e acompanhar o currículo da
escola, discutir o aproveitamento escolar, socializar a troca de experiências,
organizar o calendário escolar; realizar reuniões periódicas com pais e
docentes; manter atualizados documentos pertinentes: Projeto Político
Pedagógico, planos de Estudo e o Regimento
Escolar.
2) Essa função, na sua escola, é cumprida?
2) Essa função, na sua escola, é cumprida?
Sim,
mediante o trabalho integrado dos “atores” envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
3) Qual a relevância da supervisão escolar? Por quê?
A supervisão escolar é muito importante para uma instituição, porque desenvolve um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem.
3) Qual a relevância da supervisão escolar? Por quê?
A supervisão escolar é muito importante para uma instituição, porque desenvolve um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem.
4) Indique as principais características da atuação da supervisão educacional na instituição em que está inserida.
Na
escola em que eu estou hoje, tenho como principal característica desenvolver um
trabalho de apoio aos docentes, orientado-os sempre que necessário, também
coordeno toda a pauta de reuniões da instituição escolar.
5)Qual
o principal entrave no desenvolvimento das atividades do supervisor?
Temos como principal entrave para a
nossa atuação, a desvalorização da nossa profissão, o que acaba se tornando um
problema não só para nós como para a própria escola.
6) Como
se dá a relação entre a equipe diretiva (diretor, vice-diretor e supervisor)?
R:
Trabalhamos em conjunto, organizamos as reuniões e trabalhamos o Projeto
político pedagógico da escola, cada um na sua especificidade.
7) Acontecem
reuniões entre a supervisão e a direção? Com que freqüência? O que é tratado?
R:
Sempre estou em contato direto à direção da escola, seja em reuniões ou no
dia-a-dia da escola. Tratamos sobre assuntos referentes à escola: como P.P.P,
regimento interno, normas, planejamento e a situação dos alunos.
8) Você
considera importante o Supervisor Escolar acompanhar o trabalho dos
professores?
R:
Acho importante, não como inspeção punitiva, mas como uma parceria
colaborativa. Afinal, tanto eu como o professor somos responsáveis pela
formação dos sujeitos críticos da sociedade.
9) O
Supervisor Escolar desempenha seu trabalho democraticamente ou demonstra
ausência de autocrítica? Comente.
R: Aqui na escola eu tenho meu trabalho realizado de
forma democrática, ainda não encontrei problemas para desenvolver o que faço,
todos os meus pedidos são aceitos e o corpo docente me vê como uma auxiliar
colaborativa, mas conheço companheiros de profissão que tem problemas em
algumas escolas, pois muitos docentes acham que estão sendo inspecionados em
sala de aula.
10) Gostaria de deixar uma mensagem
final para os futuros graduandos que queiram ingressar na gestão, em especial a
supervisão escolar.
R: Sim, a mensagem que deixo é para
que não desistam da educação, pois é recompensador trabalhar na escola e ver os
alunos se formando de forma crítica e socialmente. Não posso dizer que vocês
não encontrarão problemas, pois a profissão é desvalorizada em vários
municípios, mas o que nos recompensa é saber que os alunos estão se formando
com o nosso auxílio.
Conclusão:
Concluímos que a supervisão escolar
é muito importante na escola, na medida em que o mesmo participa do processo de
gestão democrática, proporcionando ao discente se desenvolver de forma
autônoma, crítica e social para cumprir seu papel na sociedade.
Imagem
retirada do site: http://www.aduneb.com.br/uploads/news/imagens/00001229_1_20101015134817_entrevista.gif
Pessoal, olá.
ResponderExcluirAchei a pesquisa muito pertinente e informativa. Nada melhor do que uma pessoa que está atuando em escola pública e, diga-se de passagem, na baixada fluminense. Lugar este que ainda como muitos outros do Estado do Rio, sofrem com o abandono e o descaso das autoridades.
Uma coisa é certa, tanto professores como Supervisores, não fosse o compromisso, amor e vontade de oportunizar condições para que esses cidadãos de direito - crianças / alunado em geral- tenham condições de estudar e se tornarem verdadeiros cidadãos.
Parabéns pela entrevista!
Ronaldo Silva
Olá Ronaldo, agradeço pelo trio sua colaboração.
ExcluirA entrevista realizada procurou trazer como contribuição ao blog, a percepção da função do supervisor, assim como, a importância de contribuições de outros atores para o efetivo desenvolvimento desta função na escola. Queremos salientar, entretanto, que as realidades de cada município, unidade escolar, possuem suas peculiaridades e neste sentido, a entrevista foi postada na intenção de servir como estímulo aos educadores que futuramente irão trilhar esses caminhos.
Abraços para todos.
Realmente bastante pertinente a entrevista, pois através dela pode-se visualizar a relação direta do profissional, longe das teorias e na prática, muito bem elaboradas as perguntas, a equipe está de parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Viviane e Ronaldo!! Agradecemos em nome do trio A pela colaboração de vocês ! Realmente está bastante pertinente e foca em alguns pontos importantes sobre a profissão de supervisor escolar. De fato, vemos com indignação que alguns municípios não se preocupam com este profissional.
ResponderExcluirPois é, podemos afirmar que é unânime a comprovação da desvalorização deste profissional apesar da sua enorme contribuição para a escola e comunidade na qual esta escola está inserida.
ResponderExcluirDestaco também a fala da entrevistada ao encorajar os futuros pedagogos, chamando nossa atenção para o que recompensa: a formação de cidadãos críticos.
Foi muito bom compartilhar conhecimentos.
Abraços!
Gostei muito da entrevista, pois para nós graduandos é muito enriquecedor esse contato com profissionais que já atuam na área, ouvir suas angustias, experiências e expectativas futuras. Essa troca nos impulsiona a tornarmos profissionais capacitados para atuar frente a educação.
ResponderExcluirMuito esclarecedora essa entrevista. Parabéns aos autores e à entrevistada pela excelente visão!
ResponderExcluirVenho aqui parabenizar as alunas que realizaram a entrevista, pois esta muito rica em detalhes, o que servirá de auxílio para as pessoas que estão a caminho de crocretizar o curso de graduação. A entrevista está de parabéns por esta disponibilidade.
ResponderExcluirMuito boa sua entrevista, também estudo Pedagogia, em Belford Roxo, precisava de um modelo para a minha entrevista e lendo a sua me situei,bem completa.Contribuiu para iniciar e formular algumas perguntas. Parabéns.
ResponderExcluirMuito boa a entrevista me ajudou a formular algumas perguntas.
ResponderExcluir