Vivemos a era
das transformações em todos os espaços sociais e não é diferente na escola, a Supervisão
Escolar também sofreu mudanças, era vista apenas para a fiscalização escolar e
um policiamento de professores e alunos passa a ter suas atribuições ampliadas
e sua atuação bem mais direcionada para o processo educativo como um todo.
Podemos ver que
a supervisão escolar está presente na vida escolar, sua prática é vista não só
em atividades letivas, mas no processo de troca de saberes, no monitoramento da
prática pedagógica, levando a reflexão e a experimentação com o foco na
colaboração com os professores, atuando com liderança para direcionara toda a
comunidade educativa no diagnóstico e resolução de problemas, bem como na formação
contínua dos professores e alunos.
Na atualidade as
tendências supervisivas levam a liderança do supervisor na comunidade aprendente,
e para atuar na área neste tempo é necessário que o supervisor demonstre perseverança,
seja sensato, perspicaz e que tenha experiência no ensino, sendo capaz de
interagir, incentivar novas práticas educativas, dinamizar a equipe escolar,
privilegiara investigação-ação, reavaliar a prática educativa levando as
mudanças necessárias.
Desta forma o
supervisor passa a ser educador-pesquisador, contribuindo para mudanças no âmbito
escolar, de maneira efetiva, se tornando um supervisor eficiente, chamando a escola
para as suas responsabilidades na formação de cidadão éticos e comprometidos,
uma escola aberta aos novos desafios e as inovações e transformações necessária para benefício da produção de
conhecimento, através da flexibilidade e da ação conjunta de todos os
profissionais da escola: Diretor, professor, supervisor, orientador , alunos,
família e toda a comunidade.
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