quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRÁTICA SUPERVISIVA NA ESCOLA


Vivemos a era das transformações em todos os espaços sociais e não é diferente na escola, a Supervisão Escolar também sofreu mudanças, era vista apenas para a fiscalização escolar e um policiamento de professores e alunos passa a ter suas atribuições ampliadas e sua atuação bem mais direcionada para o processo educativo como um todo.
Podemos ver que a supervisão escolar está presente na vida escolar, sua prática é vista não só em atividades letivas, mas no processo de troca de saberes, no monitoramento da prática pedagógica, levando a reflexão e a experimentação com o foco na colaboração com os professores, atuando com liderança para direcionara toda a comunidade educativa no diagnóstico e resolução de problemas, bem como na formação contínua dos professores e alunos.
Na atualidade as tendências supervisivas levam a liderança do supervisor na comunidade aprendente, e para atuar na área neste tempo é necessário que o supervisor demonstre perseverança, seja sensato, perspicaz e que tenha experiência no ensino, sendo capaz de interagir, incentivar novas práticas educativas, dinamizar a equipe escolar, privilegiara investigação-ação, reavaliar a prática educativa levando as mudanças necessárias.
Desta forma o supervisor passa a ser educador-pesquisador, contribuindo para mudanças no âmbito escolar, de maneira efetiva, se tornando um supervisor eficiente, chamando a escola para as suas responsabilidades na formação de cidadão éticos e comprometidos, uma escola aberta aos novos desafios e as inovações e transformações  necessária para benefício da produção de conhecimento, através da flexibilidade e da ação conjunta de todos os profissionais da escola: Diretor, professor, supervisor, orientador , alunos, família e toda a comunidade.  



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