ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


Para começar... Um vídeo interessante sobre Orientação Educacional
( Postado pelo Tutor Jader Campos)

Quem é o e que faz o orientador educacional

Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante

          Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
         Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
          Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.         
          Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que é preciso ter curso superior de Pedagogia ou pós-graduação em Orientação Educacional. 

O que ele faz

  • Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno.
  • Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
  • Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
  • Ouve, dialoga e dá orientações.
 Fonte : Revista Nova Escola


3 comentários:

  1. Esse profissional, assim como os outros são fundamentais para o bom desempenho da escola. Está é uma área muito interessante e que muito me atrai... contribuir para a melhora no ensino aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A atuação deste profissional é impotântíssima para a formação de cidadania, mas acho que embora a tuação seja exigida apenas a graduação em pedagogia se faz necessária a capacitação contínua deste profissional visto que atua com muitas dificuldades de aprendizam dos alunos que na grade de um curso de licenciatura apenas não nos prepara para atuar com eficiência na área....antes eram exigidas as habilitações que foram extintas mas que nesta área deveria ser mantida na minha opinião, admiro muito está área também, porém pretendo me especializar para atuar no campo.

    ResponderExcluir